O Salão Sônia Araki foi palco, nesta quinta-feira (08), da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Santa Rita do Pardo. O evento reuniu gestores, trabalhadores da área e a comunidade em geral para debater o futuro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município, tendo como tema central “20 anos de SUAS: construção, proteção social e resistência”.
A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Dixie Costa, ressaltou a relevância da conferência como um espaço para celebrar os avanços do SUAS nas últimas duas décadas, mas também para refletir sobre os desafios existentes. Ela enfatizou a importância da participação popular na construção das futuras ações, visando fortalecer a rede de proteção social e garantir o acesso aos serviços para quem mais precisa.
A conferência teve como principal objetivo promover um debate amplo e a construção coletiva de políticas públicas para a assistência social. Entre os eixos temáticos discutidos estiveram a universalização do SUAS com equidade, a integração de benefícios e serviços, a segurança de renda e inclusão social, e a sustentabilidade financeira do sistema.
Os debates buscaram ampliar a participação da população, especialmente dos usuários do SUAS, avaliar a implementação do sistema nas diferentes esferas de governo e traçar um panorama para o futuro da assistência social no município, com projeções até 2029.
O evento contou com a presença de autoridades locais dos poderes executivo e legislativo, secretários municipais, representantes de entidades e membros da comunidade. A programação incluiu ainda uma apresentação cultural do grupo da melhor idade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).