A Polícia Civil, através da Delegacia de Santa Rita do Pardo realizou, nesta semana, o resgate de um cachorro encontrado em condições alarmantes em uma residência na cidade. O caso foi descoberto após uma denúncia anônima relatando que o animal estava há vários dias sem água e alimento.
Na residência, os policiais encontraram o cachorro em estado cadavérico, com ausência de pelos em algumas regiões do corpo, dificuldades para andar e infestação de carrapatos. No imóvel, que estava com o fornecimento de água cortado, não havia vasilhas ou qualquer indício de cuidados básicos para o animal.
Os agentes tentaram localizar o responsável pela residência, mas ninguém foi encontrado. Segundo relatos de vizinhos, a casa permanecia desocupada por longos períodos, deixando o cachorro completamente desamparado. Diante da urgência do caso e com o portão da casa aberto, a equipe policial entrou no terreno para resgatar o animal.
A Associação Protetora Animal SOS 4 Patas foi acionada e forneceu água e alimento ao cachorro e assumiu sua guarda provisória. O responsável pelo imóvel e pelo animal foi identificado, Lucas, de 28 anos, que responderá pelo crime de maus-tratos qualificado, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais.