Por iniciativa do deputado estadual Pedro Caravina (PSDB), o município de Santa Rita do Pardo foi oficialmente incluído no recém-criado "Vale da Celulose". A denominação estratégica para uma das regiões mais importantes de Mato Grosso do Sul foi sancionada nesta quarta-feira (07) pelo governador Eduardo Riedel, tendo como base o Projeto de Lei nº 12/2025, de autoria de Caravina e aprovado pela Assembleia Legislativa.
A lei sancionada reconhece formalmente 12 municípios, incluindo Santa Rita do Pardo, como parte integrante do "Vale da Celulose". Essa região é notória por concentrar investimentos bilionários e ser um polo de referência na produção de celulose ao nível nacional.
Para o deputado Pedro Caravina, a sanção representa um avanço significativo para os municípios envolvidos, como Santa Rita do Pardo. Ele destacou que o "Vale da Celulose" transcende a ideia de um simples nome, tornando-se um símbolo de desenvolvimento regional. Segundo Caravina, a oficialização reforça uma identidade econômica já existente, na prática, abrindo novas perspectivas para a atração de investimentos, a geração de empregos e o fortalecimento de toda a cadeia produtiva, beneficiando diretamente Santa Rita do Pardo e as demais cidades da área.
O objetivo primordial da iniciativa encampada pelo deputado Caravina é consolidar a identidade econômica, social e logística da região, projetando-a com mais força nos cenários nacional e internacional. A expectativa é que a marca "Vale da Celulose" seja amplamente utilizada, impulsionando a promoção da área e a captação de recursos e empreendimentos, com reflexos positivos esperados também para Santa Rita do Pardo.
Com a sanção governamental, o "Vale da Celulose", proposto por Pedro Caravina, deixa de ser uma mera expressão para se firmar como uma marca oficial do Mato Grosso do Sul, traduzindo o potencial de desenvolvimento, inovação e sustentabilidade de municípios como Santa Rita do Pardo, que se posicionam como protagonistas na nova economia verde do país.